Batata-doce uma fonte notável de saúde

Olga Bongiovanni
Comportamento | Publicado em 06/11/2018 às 11:21

Originária dos andes, parente próxima da Batata, do Tomate e da Pimenta a Batata-doce (Ipomoea batatas) espalhou-se por quase todo mundo. Apresenta grande variedade de cores, formatos tanto de folhas como de raízes, além da doçura. As cores mais comuns dos tubérculos ou raízes são o branco, o vermelho, o amarelo e roxo. Entre outros nomes é conhecida como batata-da-terra, batata-da-ilha, jatica e jetica. Jatica ou Jetica em Tupi “ye’tika” quer dizer planta.

Suas folhas e raízes são comestíveis, desde que levemente cozidas. É a quarta hortaliça mais cultivada no Brasil, apresenta alto índice de produtividade.

Rica em fibras, vitaminas A, B1, B2, C e E, cálcio, fósforo e potássio. Fonte de carboidrato complexo é importante para alimentação e prevenção de algumas doenças.

Apresenta propriedades anti-inflamatórias além de fortalecer a imunidade.

Seu fácil cultivo e beleza permitem ser cultivada como planta ornamental em jardineiras ou vasos suspensos, principalmente em apartamentos.

Sempre gostei de cultivar e consumir a Batata-doce, além de tudo é uma alimento versátil que vai bem assada, cozida, em sopas, doces, bolos e mesmo como farinha que pode ser adicionada em sucos e uma infinidade de possibilidades. Vamos plantar batata-doce!



Relacionados

Comportamento | 26-09-2018 08:53

Urucum a cor da vida

Urucum a cor da vida

Comportamento | 18-09-2018 17:21

Vermelhinha cheia de sabor

Vermelhinha cheia de sabor

Comportamento | 05-09-2018 13:46

A flor da Primavera e do Amor

A flor da Primavera e do Amor

Comportamento | 28-08-2018 17:06

O parente mais suave das abóboras

O parente mais suave das abóboras

PUBLICIDADE