Ministério Público do Paraná empossa oito novos promotores substitutos

Ellen Santos
Paraná | Publicado em 16/05/2018 às 16:20

Foto: MPPR

O Ministério Público do Paraná empossou nesta segunda-feira, 14 de maio, oito novos promotores substitutos: Mariana Silveira Silviano do Prado Muniz, Tânia Regina Pinho de Araújo Abreu, Amanda Gehr, Janaina de Almeida Coimbra, Vinicius Henriques de Resende, Rafael Pereira, Mateus Alves da Rocha e Bruno Figueiredo Cachoeira Dantas. Realizada na sede da instituição, em Curitiba, a cerimônia de posse contou com a participação de membros e servidores do MPPR, além de familiares e amigos dos novos membros.

Conheça os oito novos promotores substitutos.

Presidindo a solenidade, o procurador-geral de Justiça, Ivonei Sfoggia, recebeu os novos promotores destacando a responsabilidade dos membros ao ingressar na instituição. “A criteriosa seleção desenvolvida permite ao Ministério Público do Paraná contar com essencial reforço para que bem proceda em relação aos misteres que lhe confia a Constituição Federal de 1988 e, assim, torne-se continuamente mais efetivo aos destinatários de seus serviços em níveis congruentes com a indispensabilidade social de suas funções, dentre as quais a contenção da criminalidade, o exercício do controle da Administração Pública e a concretização de direitos fundamentais”, afirmou. Ivonei Sfoggia enfatizou ainda o que considera ser o maior desafio da instituição: “Tornar o Ministério Público gradativamente mais eficiente no exercício do seu papel de fortalecer o sistema democrático e a justiça nas relações sociais”.

Em nome da Associação Paranaense do Ministério Público, o procurador de Justiça Luiz Chemim Guimarães fez um breve resgate histórico da construção da imagem institucional. “O texto constitucional de 1988 foi conseguido a duras penas e a autonomia alcançada pelo Ministério Público – financeira, administrativa e funcional –, foi trabalho de muita gente. Não foi fácil, mas conseguimos e hoje somos uma instituição independente e por isso respeitada perante a sociedade”. Ressaltando o comprometimento do membro do Ministério Público com a população afirmou: “O promotor de Justiça não tem expediente, ele trabalha 24 horas por dia se for necessário. O público é o nosso cliente, nós somos advogados do povo e, consequentemente, temos que estar à disposição dele. Honrem a instituição que os está recebendo”.

A promotora substituta Mariana Silveira Silviano do Prado Muniz discursou em nome dos recém-empossados e destacou o compromisso assumido por ela e pelos colegas. “Muitos que antes não sabiam quem era e o que fazia o promotor de Justiça, hoje veem nele a esperança de dias melhores. O Ministério Público conquistou o apoio da população graças ao trabalho incessante direcionado à promoção e à efetivação de direitos fundamentais, luta contra a impunidade e em prol da cidadania. Não deixemos que os brasileiros percam a caminhada, meus colegas. Estejamos sempre prontos para ouvir os anseios dos cidadãos que baterem à nossa porta, e para dar voz àqueles que não a tem”, discursou.

Autoridades – Também compuseram a mesa solene o corregedor-geral do Ministério Público do Paraná, Moacir Gonçalves Nogueira Neto, o ouvidor-geral da instituição, Ney Roberto Zanlorenzi, o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Eliezer Gomes da Silva, e o procurador de Justiça e ex-procurador-geral Olympio de Sá Sotto Maior Neto.

Os novos membros do MPPR foram aprovados no último concurso público realizado pela instituição, que teve seu resultado homologado em novembro de 2017 pelo Conselho Superior do Ministério Público. Com 3.094 candidatos inscritos, o certame teve 47 candidatos aprovados ao cargo de promotor substituto.

MPPR



Relacionados

Paraná | 24-05-2018 19:24

Paralisação nacional já reflete em serviços da Prefeitura

Paralisação nacional já reflete em serviços da Prefeitura

Paraná | 24-05-2018 18:53

Governo do Paraná faz acordo para liberar cargas prioritárias nas rodovias do estado

Governo do Paraná faz acordo para liberar cargas prioritárias nas rodovias do estado

Paraná | 24-05-2018 18:49

Menina precisa de doadores de sangue

Menina precisa de doadores de sangue

Paraná | 24-05-2018 18:35

Vereador e pai são condenado por homicídio tentado

Vereador e pai são condenado por homicídio tentado