Baixa umidade e queda na temperatura exigem cuidados com a pele

Unimed Cascavel
07/06/2019 15:32


No inverno, a baixa umidade do ar e a temperatura mais fria favorecem para a diminuição da transpiração da pele. É também neste tempo mais seco e frio que muitas vezes, durante o banho, abusamos da água quente. Com isso, a oleosidade natural da pele diminui bastante, deixando-a mais ressecada. Então, motivos não faltam para cuidar da pele também no inverno. Veja algumas dicas para mantê-la hidratada nesses dias mais frios.

Beba, no mínimo, dois litros de água por dia. Esse hábito é importante para conservar a hidratação da pele e mantê-la macia e elástica. 

2 • Evite banhos quentes e o uso de buchas, pois esses dois fatores alteram a proteção da pele. 

3 • Aplique o hidratante ainda no banheiro, para que o vapor ajude o creme a penetrar na pele. 

4 • Quem tem pele oleosa deve evitar hidratante comum no rosto. Nas áreas de maior oleosidade, a Sociedade Brasileira de Dermatologia sugere o uso de hidratantes livres de óleo. 

5 • Para evirar rachaduras nos lábios, use hidratantes específicos. 

6 • Use filtro solar diariamente. Ao escolher o protetor, opte por um produto que tenha proteção contra os raios UVB, que causam queimaduras; e os raios UVA, que penetram profundamente na pele, provocam o envelhecimento precoce e aumentam o risco de desenvolvimento de câncer de pele. Os raios UVA têm a mesma intensidade em qualquer estação do ano. Por isso, o uso do protetor solar é importante até mesmo no inverno. 

7 • Invista em uma alimentação equilibrada, rica em legumes, hortaliças e frutas. A soja é rica em isoflavona, substância que evita o ressecamento e ainda melhora a elasticidade da pele.  

Alerta extra

Com o ressecamento da pele, algumas doenças podem aparecer com mais frequência no inverno, a exemplo das dermatites. Se você observar qualquer alteração na pele, procure um médico.

Cuidar de você. Esse é o plano.

PUBLICIDADE